sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Inversões

De tradicional, nosso espetáculo não tem nada. Da mesma forma, o processo criativo também tem lá suas inversões. Em vez do usual 'construir uma cena para um texto', nós construímos um roteiro, a partir do qual construímos as cenas, a partir das quais construímos um texto. Hoje, encerraremos a criação deste texto e tudo o que diz respeito ao áudio da caixa. Na semana que vem, começaremos a cuidar da sua gravação, ao mesmo tempo que da produção e da viabilização de toda a cena para, somente em Abril, começar a ensaiar tudo. Temos, então, mais uma inversão: primeiro você apronta tudo que o espetáculo precisa para sua estreia, e depois o ensaiamos. Precisamos de tudo prontinho, como nas apresentações, para o ensaio porque o mais importante será sincronizar delicadamente todos os elementos dos quais constituem este espetáculo.
Com trilhões de detalhes para cuidar, além de encerrar e arredondar a dramaturgia hoje, cuidaremos de produzir um cronograma muito complexo que, devemos admitir, será muito prejudicado pelo aproximação do Festival de Curitiba.
Não esqueci que prometi a lista do elenco para vocês. Mas isto é assunto para semana que vem...
Até!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Força na peruca

Estamos fechando os detalhes de tudo.
Caímos na real de que só realmente poderemos experimentar as coisas e saber se elas funcionam quando estivermos com tudo pronto, ensaiado, acontecendo. E isto só vai acontecer pouco tempo antes da estréia. Então, temos que administrar nossa ansiedade e tentar cuidar de cada detalhe da melhor maneira possível. Tudo estando muito bem acabado, facilita muito abrir para mudanças de última hora.
Estamos vendo as autorizações com a prefeitura, esperamos que não dê nada de errado. Torçam por nós!
Em breve, divulgaremos aqui quem faz parte do elenco.
Agora, é força na peruca!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mais um passo e o fim

EEE! Todos de volta de feriados prolongados e aniversários próprios e de cônjuges, cá estamos trabalhando. E veja só, já encerramos o texto do roxo e verde. Devo confessar que a rapidez com que ele foi produzido se deve a sua forma simplificada, mas foi tudo muito bem pensando para chegarmos a ela que, sim, merece este lugar. Ela sintetiza tudo o que pensávamos sobre este roteiro e abre todas as portas para as possibilidades de leitura que são caras a ele.

Agora, estamos nos defrontando com nosso maior medo: o grand finale, o roteiro branco. Muito ainda está nebuloso sobre ele. Sabemos o que queremos com ele, sabemos o que ele precisa dizer, mas ainda não sabemos como (eu sei, eu sei, não temos o mais importante). O nosso desafio é chegar lá até a sexta-feira desta semana. Medo.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Maior Flash Mob

O maior flash mob da história foi perfomado pelo Black Eyed Peas. Vale a pena ver:

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Iei! Mesmo com nossa pausa para resolver a produção, deu tempo de cumprir o cronograma. Acabamos o roteiro azul e, a princípio, também o amarelo. Claro que tudo isso ainda vai passar pela avaliação de terceiros. E pela nossa. Com o roteiro azul, que criou um linguagem bem própria, já estamos pensando no que exatamente rever no roteiro vermelho: a objetividade.
Tivemos alguma discussão sobre o que queremos com os próximos roteiros. Mas vamos nos dar este tempo do carnaval para amadurecer as idéias.

Mudando de saco pra mala, nosso material gráfico já vai começar a ser criado. Durante o Festival de Curitiba, faremos alguns Flash Mobs para divulgação do espetáculo. Gostaríamos da participação de todos! Basta confirmar presença.
Mais notícias em breve. Fique atento!

Tenha um ótimo carnaval!!!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Produção

Pausamos o processo criativo. Estamos resolvendo muitas coisas práticas para viabilizar o espetáculo. Amanhã, vamos finalizando as coisas pra poder parar pro carnaval.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Azul profundo

Estamos no segundo roteiro, o azul, e quebrando a cabeça no que parece ser o roteiro mais difícil (ou tenhamos dado a ele esta responsabilidade). Produzimos muito material, o que é ótimo no que trata de conteúdo, e bastante complicado na hora de selecionar, recortar, colar e re-fazer. Mas, na minha opinião bem particular, conseguimos o mais complicado, dar uma cara bem específica a este roteiro, uma estrutura e linguagem própria.
Como a parte de produzir e discutir linguagem nos tomou bastante tempo, ainda estamos no início da formatação do texto final. Mas acredito que as coisas podem começar a caminhar mais rápido no ensaio de hoje.
Paralelamente, estamos ouvindo opiniões e reflexões sobre o roteiro vermelho. Algumas coisas ainda estão em aberto nele.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Bela Adormecida da Avó Grimm


Granny O Grimm's Sleeping Beauty
O Curta está concorrendo ao Oscar de curtametragem de animação
O proprio titulo sugere o que vamos ver, A Bela Adormecida da Vovó Grimm. Uma velhinha aparentemente doce conta a história da Bela Adormecida do ponto de vista da fada mais velha, que procura vingar-se por não ter sido convidada para o baptismo real com as fadas mais belas e mais novas, ainda cheias de vigor.
Nicky Phelan
Irlanda / Ireland [2008]
duração: 00:05:00
Argumento: Kathleen O’Rourke
Com: Kathleen O’Rourke  
produção: Brown Bag Films
 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Do segundo dia de criação dramatúrgica

Ontem, repetimos o processo do primeiro dia. Estamos nos focando no texto do roteiro vermelho, porque os próximos serão feitos em relação a ele.
Parece mágica, a criação está muito frutífera. Claro que, em seguida, vem a fase de por em teste, de ver segundas, e até sextas, opiniões e ainda de ver como tudo isso funciona na voz. Vai ser importante testá-lo com alguém que não conhece nada sobre a peça, porque precisamos saber até que ponto a subjetividade pode atrapalhar a compreensão objetiva do que se passa na rua.
Esta é a fase do frio na barriga, de pensar que você pode estar achando tudo ótimo por pura inocência, que logo você vai ouvir o quão frágil ou tosco está tudo isso. Na criação, é sempre este o risco que se corre.

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